7 dicas sobre como escolher um domínio para seu site, blog ou loja virtual

0
705

Não importa se você tem um blog, um e-commerce, ou umas simples páginas “em construção”! Se você quer estar na internet, o primeiro passo é escolher um domínio, que nada mais é que o seu “nome” na internet! Mas, será que é só registrarmos o nome que vem na nossa cabeça? A resposta é NÃO! Consulte abaixo algumas dicas para que você não se arrependa no futuro sobre o nome escolhido:

1 – ESCOLHA UM NOME FÁCIL DE ESCREVER
Uma situação que vemos com frequência aqui na Iphouse é o registro de domínios que mais parecem senhas! É isso mesmo pessoal! Parece uma senha! Existe domínios que se o cliente não falar exatamente como escreve ou se não procurarmos no sistema, é quase impossível de digitarmos.
Existem muitos termos em português ou em outros idiomas que podem até ser de fácil digitação por você, mas será que seu público será capaz de digitar seu domínio para entrar no site?  No português existem muitas palavras que podem gerar dúvida na hora da escrita e isso não é bacana. Tente escolher palavras simples, que não gere dúvida ao seu público na hora de digitar

2 – ESCOLHA UM NOME FÁCIL DE FALAR
Uma excelente forma de divulgação é o nosso tradicional “boca-a-boca” mas será que o nome do seu domínio é facilmente decorado em uma roda de amigos? Será que uma pessoa que visitou seu site poderia indicar ele a outro amigo sem maiores dificuldades? A palavra JÓIA em inglês se escreve JEWELRY, agora me diga, se você vende joias, seria interessante usar um nome assim? Eu acredito que não! Muito cuidado também com palavras que possam ser confundidas ao ser falada. A sigla BPV por exemplo poderia ser facilmente confundida com DTB ao ser pronunciada. O mesmo não ocorreria com a sigla AJL.

3 – UTILIZE PALAVRA CHAVE NO NOME
Você talvez nem tenha ouvido ainda sobre a palavra SEO, mas desde a escolhe do seu domínio ela já está presente.
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization que são técnicas para que seu site possa aparecer em boas posições nos resultados dos buscadores como Google, Bing, etc. e um fator que ainda é levado em consideração é se o seu domínio possui a palavra chave a ser buscada no nome o que significa que um domínio chamado CASADASJOIAS.COM.BR poderia ter um resultado melhor que um domínio chamado SOLUXO.COM.BR para a pesquisa por joias.. Ter a palavra chave no nome não é obrigatório, mas se existir a possibilidade de registrar será interessante e pode lhe ajudar!

4 – VERIFIQUE SE ELA ESTÁ DISPONÍVEL EM DIFERENTES EXTENSÕES
Não irei entrar nos detalhes do que significam cada extensão, mas de uma forma geral seria interessante que seu site possa ser registrado com as duas terminações mais utilizadas no Brasil que são. COM e .COM.BR e o motivo é simples. Grande parte dos seus usuários tentarão acessar seu site sempre digitando essas extensões e nós não queremos que nossos futuros clientes caiam no site da concorrência não é?

Imagine a situação onde você registra um site chamado guiadolojista.com , mas existe outro site de terceiro chamado guiadolojista.com.br, que não possui qualquer relação com você ! Provavelmente tanto você quanto ele irão perder visitas por confusão dos usuários, que vão digitar .com quando querem o .com.br ou vice-versa.

Esse “erro” de digitação é inclusive utilizado por muitos para conseguir captar visitas de forma gratuita para o seu site mas isso é assunto para outro tópico que iremos criar em nosso blog !

5 – EVITE HIFENS
Utilizar hifens no nome do domínio pode dificultar a memorização do mesmo e por isso seu uso não é recomendável.

6 – CUIDADO COM AS MARCAS REGISTRADAS
Se você pensou por um instante em registrar algo como www.cocacola.com.br, tire seu cavalinho da chuva.
Primeiramente deve ser muito difícil encontrar alguma marca famosa que não tenha registrado seu domínio, incluindo inúmeras variações e extensões mas mesmo que esteja disponível, por ser uma marca registrada eles podem exigir legalmente que você abra mão do seu domínio e não será nada legal você investir, fazer um enorme trabalho para receber visitas ao seu site e depois ter que entregá-lo a outros, não é mesmo ?

7 – CONSULTE SE ELE NÃO ESTÁ PENALIZADO
O registro de domínio não é algo “para sempre” e outras pessoas podem já ter utilizado este nome no passado e inclusive feito “arte” com ele como por exemplo SPAM, hospedagem de sites com scripts maliciosos, entre outros.
Se você registrar um domínio que foi mal utilizado, você pode ter uma série de problemas e isso não é interessante.
Antes de registrar o seu domínio você pode utilizar ferramentas como Banned Check ou Banned or not. Seu uso é muito simples : Insira o nome do seu domínio, clique em SUBMIT e verifique o resultado.

É isso aí pessoal ! Esperamos que com estas dicas você possa escolher um domínio bem bacana para o seu site, e se você for cliente Iphouse, lembre-se que nossa equipe realiza todo o processo de registro de domínio para você !

 

Deixei um comentário

Favor digitar seu comentário
Por favor informe seu nome