A evolução do e-commerce em 10 anos

0
171

Em 2005, quando o e-commerce ainda nem era tão conhecido por todos, nós lançamos a nossa primeira plataforma de vendas on-line e desde então acompanhamos uma série de mudanças em tudo que envolve este fantástico mundo!

Antigamente era comum sermos redirecionado para o site do Pagseguro ( que antes se chamava BRpay ) ou Cielo , quando estávamos finalizando um pedido em nosso site e isso era considerado mais seguro, afinal o cliente digitava os dados dentro do ambiente do intermediador. Com o tempo as empresas notaram que o fato de redirecionar o usuário para outra página era um problema e criaram então o checkout transparente, que, segundo pagseguro, chega a aumentar 30% o número de vendas !

Falar em pagseguro, me lembrei dos pop-ups.. Como era irritante aquilo hein.. Este não era uma exclusividade do e-commerce ! Basta abrir um site e vinha aquele monte de janela pulando.. Graças a Deus hoje não se vê mais isso !

Comprar pelo celular ? Quem faria isso ? Pois é, as coisas mudaram e muito, e ter um site mobile é fundamental. Quando falamos em mobile não é apenas o site abrir no celular pois qualquer site abre, e sim abrir de uma forma que não precise ficar utilizando a barra de rolagem horizontal ou dando zoom. E tem mais, o Google deu tanto valor a isso que hoje sites que não são mobile são punidos e exibidos em posições inferiores nos mecanismos de busca. Isso mesmo, quem tem a versões mobile é exibido antes !

E aquele seu banner maravilhoso feito em Adobe Flash ? Pois é, que pena, hoje em dia não se utiliza mais porque é pesado, porque o Google não consegue ler seu conteúdo, porque não é compatível com Ipad, com Iphone, entre outros detalhes..

E SEO ! ah, vamos falar sobre SEO.. Vou encher de palavra chave aqui, inserir um monte ali, comprar uns backlinks no mercadolivre, fazer um monte de comentário usando a palavra chave que quero rankear, em tudo que é blog, e pronto, meu site na primeira página do Google..

E aquela lista de 5 milhões de emails que anunciadas no mercadolivre ? Até que funcionava em 2005 ! Bom, graças a Deus os sistemas anti-spam e as políticas de envio dos provedores melhoraram, senão era 10.000 spam por dia.

Pagseguro.. grande pagseguro se chamava Brpay e o famoso Bcash ainda era pagamento digital.

Adwords, como era bom pagar R$0,05 centavos por clique e conseguir ter verba para anunciar 24 horas ? Ninguém nem precisava se preocupar em escolher as palavras chaves ideais ou ter um site quase que perfeito.. Hoje com o CPC alto, temos que pensar em cada vírgula, ou o seu dinheiro vai para o ralo em minutos.

É pessoal, o tempo passou e este post além de relembrar um pouco do que era o e-commerce de 10 anos atrás, é uma reflexão para todos aqueles que por qualquer razão não se atualizam, seja tecnicamente, seja em conhecimento. O e-commerce não tem mais volta e os resultados são incríveis, mas apesar de ser uma delícia lembrar do passado, só irá para frente quem visualizar o futuro !

Se você lembra de algo mais que não lembramos neste post, compartilhe conosco !
Vamos matar a saudade junto !

Deixei um comentário

Favor digitar seu comentário
Por favor informe seu nome