Captação de Leads para Email Marketing usando sua Loja Virtual, Blog ou Site

O e-mail marketing é um poderoso aliado nas vendas desde que utilizado da maneira correta, e um dos segredos do sucesso está na lista de contatos, ou como se fala muito hoje em dia, nos Leads que você possui. Descubra neste post como realizar a captação de leads para envio de campanhas de Email Marketing e entenda as diferenças entre uma lista comprada e uma lista qualificada.

O QUE SÃO LEADS

Lead é um termo que vem sendo muito utilizado no meio do Marketing Digital e que significa basicamente contatos qualificados, ou seja, contatos que realmente tem interesse no seu produto ou serviço, portanto com uma maior chance de adquirí-lo.

LISTAS QUALIFICADAS x LISTAS COMPRADAS

O primeiro erro ao fazer email marketing é trabalhar em cima de bases compradas, alugadas ou até mesmo de bases que você mesmo montou mas que era de outra empresa sua, e eu vou te explicar os motivos:

  1. Ao adquirir uma lista comprada é muito provável que muitos contatos sejam inválidos, o que causaria retorno ao servidor de origem, e se o número de retorno for alto, possivelmente seu datacenter ou servidor de envio bloqueará imediatamente sua conta, perdendo tempo e dinheiro.
  2. Mesmo que você tenha utilizado software para “limpar” sua lista, removendo os inválidos,  por ser uma lista onde os usuários não conhecem sua empresa, você terá um alto índice de denúncia, e novamente, ao ter muitas denúncias o datacenter ou provedor de serviços poderá bloquear sua conta.
  3. Ok, você possui um excelente conhecimento em tecnologia, vai validar sua lista e enviar por servidores próprios. Se este for o seu caso, ainda assim não recomendo o envio, pois você terá um péssimo retorno, um alto índice de reclamação, um monte de gente postando fotos do seu SPAM em reclameaqui, facebook e tudo mais, gerando um resultado negativo, maior do que o retorno que você terá com a propaganda.

Ao adquirir uma lista pronta você possui apenas contatos, que é muito diferente de uma lista de Leads, com contatos qualificados e que possam te gerar retorno financeiro.

DIFERENÇA DE RESULTADOS

Apenas para comprovar, nós fizemos um teste disparando uma campanha para 3 públicos diferentes: Lista comprada X assinantes do blog X clientes da empresa. Compare abaixo :

LISTA COMPRADA : Média de abertura 3%
LISTA DE CLIENTES : Média de abertura 15%
ASSINANTES DO BLOG : Média de abertura de 40%

Veja que apesar do público de assinantes do blog e de nossos clientes terem o mesmo perfil e possivelmente o mesmo interesse no material enviado, os clientes não pediram para receber aquilo, enquanto os assinantes pediram para receber, tendo uma diferença de resultados muito grande e deixando claro que a melhor lista a ser trabalhada é uma lista onde as pessoas pediram para receber o seu material. Não preciso nem entrar em detalhes sobre a lista comprada não é mesmo ?

Veja também: As melhores empresas para e-mail marketing em 2017

USANDO SEU SITE PARA CAPTAÇÃO DE LEADS

Para conseguirmos montar uma base qualificada seguindo a estratégia que vamos lhe explicar, é necessário que você tenha um site, uma loja virtual ou blog, e que você já tenha uma conta no site MailerLite. Se você ainda não tem, crie agora mesmo sua conta grátis .O Mailerlite é uma ferramenta de envio de email, muito fácil de ser utilizada, possui plano gratuíto com envio ILIMITADO para até 1000 contatos e com excelentes recursos, sendo a ferramenta padrão utilizada por nossa empresa e que recomendamos aos nossos clientes.

Após criar sua conta no MailerLite, siga os procedimentos abaixo, para montar seu capturador de leads.

1 – Efetue seu login no MailerLite

2 – Clique no menu FORMULÁRIO WEB

base de contatos para email marketing

3 – Clique em adicionar novo formulário WEB

formulario de lead

4 – Dê um nome a este formulário como por exemplo Capturador de leads do SITE e clique em SALVAR E CONTINUAR

5 – Clique em CRIAR FORMULÁRIO POP-UP

captação de leads- editor

6 – Clique em ADICIONAR NOVO GRUPO

7 – Preencha o nome do grupo. Sugiro algo como ASSINANTES DO BLOG ou ASSINANTES DO SITE e clique em CRIAR

grupo dos leads captados

9 – Selecione o grupo criado e clique em SALVAR E CONTINUAR

base-de-contatos-5

10 – Selecione o modelo visual desejado e clique em SELECIONAR. Aconselho a opção e-commerce.

11 – Edite o visual conforme suas necessidades mas lembre-se de informar ao usuário qual a vantagem dele assinar sua lista. Quando concluir clique em DONE no canto superior direito

tela de captação de leads

12 – Na tela seguinte você poderá definir quando o pop-up será exibido. Caso não tenha conhecimento para definir seus padrões de exibição, aconselho que mantenha tudo conforme sugerido pelo Mailerlite e clique em SALVAR E CONTINUAR

13 – Na próxima etapa você receberá o código que deverá ser inserido em seu site, blog ou loja virtual. Se você utiliza a loja virtual IPCOMMERCE da Iphouse, acesse o menu plugin > javascript e insira este código dentro desta opção. Se você utiliza outras ferramentas, consulte seu suporte técnico para receber orientação sobre como instalar este script no seu site

script

Prontinho, agora você já tem uma ferramenta para captação de leads em seu site e poderá acompanhar a evolução dos seus assinantes clicando na opção ASSINANTES. Após obter seus primeiros contatos, você poderá começar a realizar suas campanhas, mas lembre-se de oferecer conteúdo de qualidade e seguir a regra 80/20, ou seja, a cada 10 emails, envie 8 com conteúdo e informação útil ao seu público e 2 com propaganda.

captação de leads

Se você quer ficar por dentro de mais dicas como estas e aprender a fazer email marketing de qualidade, assine nossa lista de assinantes informando seu email aqui na lateral direita do site.

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