Como a segmentação de listas de e-mail pode aumentar seus resultados

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Hoje é muito comum navegarmos em sites que nos solicita o e-email para participar de uma lista ou simplesmente para efetuar download de um e-book por exemplo e o motivo é muito evidente: Montar uma base de leads, ou falando no português claro, potenciais contatos. O grande problema dessas listas é que normalmente elas não são trabalhadas da forma correta, utilizando segmentação de listas, e isso poderá fazer toda a diferença nos resultados.

Imagine a seguinte situação : Um visitante X entra em seu site e adquire um serviço mas não conclui o pagamento, e outro visitante Y entra em seu site mas não realiza compra alguma. Considere que os dois informaram seus e-mails e agora estão na sua lista. Como você lida com isso? Você apenas mantém seu cronograma de envios automatizados e envia o mesmo conteúdo a todos? Se a resposta for sim, você está cometendo um grande erro.

A pessoa que chegou a finalizar a compra e não pagou está em uma fase do processo completamente diferente do que entrou e saiu. Não seria muito mais interessante você enviar ao visitante X um e-mail incentivando a finalização, com fornecimento de um brinde ou desconto, e para o usuário Y, tentar trabalhar outra estratégia para chamar atenção ao serviço, para que ele possa contratá-lo? É justamente para que isso que as principais ferramentas de e-mail marketing do mercado oferecem opções de segmentação de listas.

Todo cliente deve ser tratado de forma individualizada e é necessário entendermos em que fase do processo e quais seus interesses, para realizarmos uma campanha de qualidade.

O uso de recursos de segmentação de listas junto com ferramentas de automatização permitirão que sua empresa trabalhe de forma muito mais assertiva, gerando um resultado superior em suas campanhas e as opções de segmentação são infinitas. Veja abaixo alguns exemplos :

  • Pessoas que já compraram em sua loja
  • Clientes que não compram a mais de X meses
  • Clientes que não finalizaram o pagamento
  • Clientes/Visitantes da região X
  • Clientes/Visitantes do sexo Femino/masculino
  • Clientes/Visitantes de faixa etária Y
  • Clientes/Visitantes que visitaram departamento X/Y/Z de sua loja
  • Clientes VIP
  • Clientes/Visitantes que não abriram emails em um período X
  • Clientes/Visitantes fazendo aniversário do mês

e muito mais…

Nos sites abaixo você poderá saber mais sobre como trabalhar com segmentação de listas utilizando a ferramenta MailChimp e MailerLite, ambas ferramentas que possuem opções gratuitas para envio de campanhas.
Como utilizar segmentação no MailerLite:

https://kb.mailerlite.com/pt/como-eu-crio-e-uso-segmentos

Como utilizar segmentação no MailChimp:

http://mailchimp.com/features/segmentation-and-groups/ ( em inglês )

Antes de enviar sua próxima campanha, divida seus contatos em grupos, passe a trabalhar de maneira direcionada e veja a diferença em seus resultados!

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