Como abrir uma loja de suplementos em 7 passos

Guest posts criado por Daniel, do site DecoraFino.com.br

Ter uma loja de suplementos pode ser uma excelente alternativa para quem gosta e possui bom entendimento sobre o assunto. No entanto, para seu negócio dar certo é necessário entender por onde começar. Por isto, esse texto é especial para você, uma vez que você vai conhecer os passos mais fundamentais sobre como abrir uma loja de suplementos.

É certo que o mercado de produtos relacionados à suplementação alimentar e a mercadorias voltados para a prática de atividade física é cada vez mais no Brasil. É crescente o número de academias e de praticantes de musculação e vários outros esportes de alto desempenho.

Além disso, o consumo de uma ótima suplementação é recomendado em vários casos por nutricionistas, a fim de contribuir no ganho de massa muscular ou na redução de gordura corporal.  E o mercado não para por aí, existem diversos tipos que podem ser vendidos desde suplementos para melhorar a pele até suplementos para memória, o que torna este mercado ainda mais atrativo para os empreendedores.

Para ter sucesso com esse tipo de loja é fundamental estar imerso em um local diferenciado, conhecer os principais metas de seu público-alvo, a frequência que compram itens, a linguagem usada pelo seu público-alvo e a melhor maneira de atendê-los.

Nada melhor do que ser um consumidor ou grande entendedor para que a tarefa de aprender como abrir uma loja de suplementos seja ainda mais fácil.

 

Como abrir uma loja de suplementos

Formalize o seu negócio

O primeiro passo de como abrir uma loja de suplementos é formalizar o seu negócio. Ou seja, é regularizar a sua empresa na prefeitura da sua cidade e na junta comercial do seu estado.

A melhor maneira de realizar isto é contar com o auxílio de um contador. Esse contador precisa ser de extrema confiança e com as habilidades adequadas para te ajudar.

Juntos vocês irão definir aspectos básicos de sua empresa, como a formatação jurídica, as opções de tributação e porte da sua loja. Montar com o auxílio de quem conhece do assunto irá favorecer esse primeiro passo, evite fazer isso sozinho.

Vale destacar que abrir uma loja de suplementos sem a devida regularização poderá te prejudicar consideravelmente. Você estará sujeito a uma série de punições e multas em caso de fiscalização, por isto, não arrisque o seu negócio.

 

Escolha um local apropriado para sua loja de suplementos

A localização é outro ponto essencial para quem pretende ter sucesso com uma loja de suplementos alimentares.

Os consumidores de suplementos alimentares estão por toda a parte, no entanto adotar um bom local pode fazer a diferença para seu negócio. Você pode, por exemplo, fazer a escolha de abrir sua loja de suplementos próximo à uma academia.

Além disso, você pode fazer a escolha por centros comerciais no qual já existam lojas de suplementos. Dessa maneira, você estará em uma localização já conhecida pelo seu público-alvo.

Pense em um local que seja de fácil acesso e se possível que seja fácil de estacionar na região. Quanto ao estacionamento, é certo que nos grandes centros comerciais é quase impossível.

Verifique as condições do local também, veja se a edificação em si é de ótima qualidade e se não exigirá grandes reformas. Verifique se o tamanho do local é apropriado para a loja que você pretende abrir, se tem ótima instalação elétrica, pontos de água adequados, luminosidade natural e boa ventilação.

Você não encontrará um local perfeito, porém é bom avaliar todos esses pontos citados.

 

Planeje o layout de sua loja

O terceiro passo de como abrir uma loja de suplementos alimentares é definir como será o layout da loja. Ou seja, definir o material e os equipamentos importantes para a operação de sua loja.

Um bom layout é fundamental para que você tenha condições de expor seus mercadorias de forma adequada. Além de garantir que todo espaço da loja seja aproveitado da melhor maneira possível.

Em algumas lojas de suplementos é aproximadamente improvável para um cliente obter um produto sem o auxílio de um vendedor. Algumas lojas sempre estão desorganizadas ou possuem um layout desajustado, que afasta e confunde os próprios clientes.

Por isto, invista em prateleiras, estantes e móveis que criem um bom local para seus clientes. Evite amontoar mercadorias sem nenhum tipo de organização ou sequência lógica. Tenha em mente que as prateleiras são para expor mercadorias para seus clientes e não para você.

Acompanhado de um bom layout é interessante investir em uma boa decoração e uma ótima iluminação local. Isto atrai, especialmente, o público feminino que é uma parcela considerável de clientes para uma loja de suplementos.

Além da luminosidade e da decoração verifique a necessidade de instalar ar condicionado em sua loja, é fundamental que o local seja bem ventilado.

 

Defina os itens que você deseja vender

O próximo passo sobre como abrir uma loja de suplementos é definir os itens que você deseja vender em sua loja.

É certamente que já há itens que são obrigatórios em uma loja de suplementos alimentares que são:

  • Vitaminas e complexos vitamínicos;
  • Albumina;
  • Granola, aveia e outras mercadorias naturais;
  • Whey Protein;
  • Aminoácidos;
  • Termogênicos;
  • Barras de cereal e proteína.

Mesmo investindo em bons produtos básicos é preciso também investir em itens de diversificação. Esses itens de diversificação são capazes de atrair mais clientes e também rechear a aquisição de clientes que foram até sua loja atrás de um produto convencional.

Quanto maior o espaço de sua loja e melhor a sua administração, mais opções de itens de diversificação você poderá adotar.

Vale enfatizar aqui a valia de um bom estoque. Um bom estoque é aquele que constantemente tem itens à uso de seus clientes, porém em uma porção adequada. Ou seja, não pode faltar, porém também não precisa sobrar. Para isto é essencial uma ótima gestão de estoque.

Outro ponto essencial é realizar boas parcerias com fornecedores, dessa maneira você tem a capacidade de adquirir seus itens por um preço reduzido e ser mais competitivo no mercado.

 

Monte uma equipe de vendedores qualificada

A quinta dica de como abrir uma loja de suplementos é essencial para seu sucesso. Você precisa montar uma equipe de vendedores qualificada para atender bem seus clientes.

Boa parte de seus clientes serão atletas amadores ou iniciantes em qualquer tipo de esporte. Isto quer dizer que vários chegarão até sua loja sem entender o que de fato precisam consumir, a porção a ser comprado e o preço justo de cada produto.

Para atender bem esse tipo de cliente é preciso que os vendedores tenham competências específicos de suplementação e estejam dispostos a auxiliar seus clientes. Isto quer dizer, vender de fato o que será fundamental para seus clientes e não os encher de qualquer produto que não trará vantagem alguma para eles.

É com um bom atendimento que você será capaz de conquistar os seus clientes. Tenha em mente que conquistar a confiabilidade de um cliente é muito melhor do que vender inúmeros itens para ele uma única vez. Perceba que esses clientes são recorrentes, eles voltarão à sua loja todo mês se confiarem e se gostarem do seu atendimento.

Por isto uma ótima equipe de vendedores é primordial para o sucesso de sua loja de suplementos alimentares. São os vendedores que conquistarão ou não seus clientes potenciais.

Além do conhecimento básico com suplementos alimentares, é recomendado que seus vendedores sejam bem treinados com técnicas de venda adequadas.

Invista em uma boa divulgação

A próxima dica de como abrir uma loja de suplementos é investir em uma boa divulgação da sua loja. A divulgação é a alma de todo negócio.

É fundamental que o seu público-alvo saiba o que sua loja tem a oferecer e quais as vantagens que ele encontrará tornando-se seu cliente.

Para que sua divulgação seja bem-sucedida é preciso fazer uma boa estratégia de marketing. Não faça nada de maneira aleatória, mas pense em uma divulgação bem estrutura, que de fato atinja seu público-alvo.

Há inúmeras ferramentas para divulgar sua loja de suplementos alimentares. Entre outras ações você pode adotar as seguintes ferramentas:

  • Distribuição de cartões de visita;
  • Distribuição de panfletos em pontos específicos;
  • Publicação de anúncios em jornais de boa circulação em sua região;
  • Veiculação de propaganda em rádios de sua região;
  • Criação de um perfil nas principais redes sociais (Facebook e Instagram);
  • Criação de um blog com conteúdo prático para seus clientes.

Embora de todas estas ferramentas, a divulgação boca a boca é a mais efetiva. Neste caso é agradável que você crie técnicas para incentivar seus clientes a indicarem sua loja para colegas, amigos do trabalho e conhecidos da academia.

Para isto, você pode criar promoções e programas de fidelização para seus clientes. Dessa maneira, você conquista novos clientes e torna seus clientes atuais ainda mais fiéis à sua loja.

Vale à pena também investir em parcerias com academias de sua região e profissionais ligados à nutrição. Você pode proporcionar descontos ou até vantagens exclusivas para clientes de seus parceiros.

Invista também em uma loja virtual

Agora que você já sabe como abrir uma loja de suplementos alimentares física o próximo passo é investir em um ambiente online. Ou seja, é importante abrir os horizontes e atingir novos voos para se destacar no mercado.

A loja virtual pode ser uma ferramenta para alcançar clientes em todo o Brasil, porém também pode ser um diferencial para aqueles clientes que já compram em sua loja física, mas não possuem tempo de ir até sua loja. Desta forma, eles poderão usar a sua loja virtual e permanecer fiel a você.

Para quem já montou uma loja física, dar o próximo passo para uma loja virtual não é difícil.

Em uma loja virtual você terá potencial de aumentar suas vendas de maneira exponencial. Você chegará a clientes que antes seria impossível alcançar com sua loja física.

É evidente que ter uma loja virtual também é um grande desafio, porém pode ser bastante recompensador.  Pensando em quem quer se aprofundar neste tema, escrevemos uma artigo por aqui sobre quanto custa abrir uma loja virtual.

Finalizando

Estou certo de que com esse passo a passo de como abrir uma loja de suplementos alimentares você tem plenas condições de iniciar o seu negócio. Por isso, é hora de colocar a mão na massa e iniciar o planejamento da sua loja de suplementos.

Ainda ficou com alguma dúvida ou deseja contribuir com sua experiência? Então, deixe um comentário.

Compartilhe esse texto com seus colegas e nos ajude a ajudar com a construção de uma cultura empreendedora.

Boa sorte em seus negócios.

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