Como abrir uma loja virtual de sucesso

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como abrir uma loja virtual
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Com grande frequência recebemos contato de pessoas que fazem perguntas sobre layout, sobre mudança de cor, sobre tamanho de foto, se a plataforma é wordpress, qual servidor ela roda, mas quando fazemos perguntas simples sobre o seu negócio, seu nicho de atuação, qual seu público, qual sua verba destinada a marketing, entre outras perguntas básicas, vemos que muitos não possuem nenhum planejamento ou nem mesmo noção de que isso seja necessário ANTES de pensar em cor, banner ou coisas do gênero. Para lhe ajudar, elaboramos este pequeno guia que poderá servir como referência para você quer quer saber como abrir uma loja virtual de sucesso.

Como abrir uma loja virtual – Perguntas frequentes

A primeira pergunta a ser feita é: Quem é a sua empresa no mercado? Quais são seus diferenciais? O que você possui de diferente de seus concorrentes? A forma mais simples de responder essas perguntas é sendo você mesmo o seu primeiro cliente. Você confiaria na sua empresa? Porque compraria nela e não nos demais sites que são facilmente localizados na internet? Antes de dar o segundo passo tenha muito bem definido estes itens.

Qual o público da sua loja virtual?

Com grande frequência recebemos pedidos de orçamento para campanhas digitais e a resposta para esta pergunta costuma ser preenchida com: Todos que querem comprar meu produto. Essa infelizmente não é uma resposta interessante. Hoje temos milhares de lojas virtuais concorrendo no mercado e se você não definir o seu público alvo, você terá menos condições de concorrer e batalhar uma pequena fatia do mercado. Ao invés de criar uma loja virtual de roupas, que tal criar loja virtual de roupas para rockeiros ou uma loja virtual especializada em moda para gestante.
Quanto mais específico você for, maiores serão suas chances de conquistar e se tornar referência em determinado nicho e depois sim, você poderá expandir seu negócio e aos poucos ir conquistando novos espaços

Estruturar primeiro, vender depois

Algo muito errado e que vemos muito por aí é a ideia de que internet não tem custo. Monto um site com R$ 30,00, quando alguém comprar eu mando direto do fornecedor pra casa do cliente, trabalho pouco, gasto pouco e tenho sucesso. É claro que não funciona assim.
Para ter resultados, seu trabalho precisa ser impecável e isso envolve agilidade nos processos. Exceto se você tem um fornecedor na quadra ao lado, dificilmente você conseguirá postar um pedido de forma imediata portanto ter um estoque, mesmo que mínimo, te permitirá não apenas enviar com agilidade como também ter um controle melhor sobre os custos do mesmo, já que os itens já adquiridos não sofrerão alteração de preço por fatores externo, como o dólar.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Plataforma grátis, layouts grátis, ferramentas grátis. É, parece que só falta mesmo o produto ser gratuito. Como diz o velho ditado, nem relógio trabalha de graça então não adianta se iludir que irá ter sucesso sem investimento. Você deve sim procurar por ferramentas e serviços que estejam dentro de sua realidade, mas esteja ciente que não será de graça. É necessário incluir no seu planejamento mensal todos os custos necessários para fazer seu negócio alavancar. Publicidade, layout, criação de arte, hospedagem do sua loja virtual, são apenas alguns dos itens que você precisa incluir no seu planejamento.

Salvo algumas exceções, praticamente todas as empresas precisam trilhar um longo caminho até realmente terem resultados em seu negócio e não me refiro ao e-commerce em especial. Todo negócio precisa ser reconhecido, formar uma marca, passará por dificuldades, precisará de ajustes e isso não irá ocorrer em 3 meses ou como alguns acreditam, em um mês de negócio. Em muitos casos o resultado passa a ser visível depois de 1 ano ou mais, portanto quando fizer seu planejamento financeiro, considere a possibilidade de precisar investir do próprio bolso por um bom período.

Layout loja virtual – Um atrativo importante

Quando compramos através da internet não sabemos se por trás da loja existe uma megastore ou se é apenas uma pessoa atendendo de sua casa, e o visual de sua loja é que irá determinar isso. Layout não é gasto e sim investimento. Quanto mais atrativa for sua loja, maiores serão as chances de você vender seu produto ou serviço. Tem dúvidas se o seu layout está bom? Tire um PRINT de uma loja muita conhecida e apague sua logomarca.
Pegue este PRINT e envie junto com o PRINT da sua loja (também sem logo) para alguns amigos e pergunte o que cada uma transmite a você. Enquanto a loja do seu concorrente transmitir mais credibilidade e parecer muito confiável, revise seu layout.

Cuidado com o “SIMPLES”

Existem vários tipos de plataforma no mercado, algumas onde você cadastra um título, foto e uma descrição e sai vendendo e outra que exigem muito mais informação de você. Qual você escolheria? Provavelmente a mais simples. Cuidado! Quando estamos no começo só queremos exibir a foto e preço do nosso produto e vender, mas isso não será suficiente muito em breve.
Em pouco tempo você irá querer vender mais e irá procurar integração com Mercadolivre, GoogleShoping, sistemas para emissão de notas, entre outros e só conseguirá fazer isso se os seus dados forem completos.  Ao optar por uma plataforma muito simples, você estará limitando seu negócio e quando precisar de mais recursos (o que pode ocorrer em pouco tempo) poderá ter que trocar de plataforma. Além de todo transtorno com a mudança, caso seu site já esteja bem indexado no Google você terá ainda o prejuízo com as perdas de visitas.  Tente evitar extremos. Se você está iniciando ou tem uma pequena empresa, você não precisa investir milhares de reais em plataformas customizadas. Existem excelentes plataformas como a IPCOMMERCE que é voltada exclusivamente para pequenas e médias empresas e que possuem custos bem reduzidos.

A venda pela internet já é uma realidade e está mudando a vida de muitas pessoas, mas não se deixe levar por propostas mágicas com resultados imediatos conforme centenas de anúncios disponíveis na internet, anúncios estes que tem como único propósito enriquecer o bolso de quem os cria. Estude, planeje, reserve capital, dê um passo de cada vez e não tenha dúvidas de que terá resultados acima do esperado.

Esperamos que este pequeno guia tenha lhe ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre como abrir uma loja virtual !

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