Como montar uma loja virtual passo a passo

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Montar Loja Virtual
Montar Loja Virtual

Se você está pretendendo iniciar no incrível mundo das vendas online e tem dúvidas sobre como criar sua loja virtual passo a passo, você está no lugar certo. Nós criamos este pequeno guia que irá orientá-lo nas etapas iniciais. Neste guia consideramos que você já passou da fase de planejamento do seu negócio, mas se este não for o seu caso, recomendo que leia nosso artigo sobre como montar uma loja virtual de sucesso, que explica detalhes que antecedem a parte técnica do processo.

Vamos lá ?

Como criar uma loja virtual – 1°passo: Escolha o domínio

O domínio nada mais é do que o nome que as pessoas usarão para entrar no seu site na internet, o nosso www.minhaempresa.com.br
A escolha do domínio é algo muito importante e que nem sempre tem todos os pontos avaliado por quem está iniciando. Podemos citar, por exemplo, a facilidade de escrita ou o quanto ele pode ajudar no rankeamento do seu site no Google, para que receba mais visitas.

Se você já possui uma marca criada, você deve obrigatoriamente registrar um domínio com este nome, nem que seja para evitar que outros utilizem.
Se você ainda está na fase de escolha de nomes, separamos um post com 7 dicas sobre como escolher um domínio para seu site, blog ou loja virtual que irão esclarecer muitas dúvidas sobre esta etapa.

Registrar o domínio – Passo 2

Agora que você já escolheu seu domínio, está na hora de registrá-lo. Existem inúmeras opções e empresas que efetuam este procedimento para você, com valores que variam entre R$ 30,00 a R$ 60,00 em média. Se você for criar sua loja virtual na Iphouse por exemplo, eles podem realizar este procedimento para você, mas se quiser efetuar o registro sugerimos essas duas opções:

GODADDY.COM – O godaddy é uma empresa internacional, onde você poderá efetuar o registro de domínios com terminação .COM ( seusite.com )
REGISTRO.BR – O registro.br é a empresa responsável no Brasil por registrar todos os domínios que terminam com .BR ( seusite.com.br )

Apesar de existirem inúmeras terminações ( .net , .gov, .edu , etc.. ) as duas terminações mais comuns no brasil são .com e .com.br portanto sugiro que tente registrar o nome do seu site nas duas. Se o seu site se chama “SiteDoJoao”, você pode registrar www.sitedojoao.com ( godaddy ) e www.sitedojoao.com.br ( registro.br )
O principal motivo disso é que se você registrar apenas um dos dois, seu concorrente pode registrar o outro e cedo ou tarde as pessoas poderão se confundir e acabar entrando no site do concorrente, tentando entrar no seu site.

Plataforma de loja virtual, como escolher? – Passo 3

Com o domínio registrado, chegou a hora de escolher qual plataforma de loja virtual poderá atender as suas necessidades. Na internet você poderá encontrar milhares de opções de plataforma com preços que variam desde poucos centavos até milhares de reais. Nossa sugestão é que evite qualquer extremo. Serviços extremamente baratos normalmente possuem as famosas pegadinhas e serviços muito caros normalmente são para criação de e-commerces personalizados, onde as plataformas disponíveis no mercado não conseguem atender. A plataforma IPCOMMERCE foi criada pensando exclusivamente no mercado Nacional, para pequenas e médias empresas e por isso possui praticamente todos os recursos que você pode precisar para iniciar sua loja virtual online. Além disso todos os pacotes incluem a hospedagem , suporte , instalação, upgrade, monitoramento, e e-mail. Isso significa que você resolve todos os seus problemas técnicos de uma vez só.

Caso a plataforma sugerida não lhe atenda, deixamos algumas dicas para pesquisar outra plataforma:

  • Evite hospedar plataformas open source por conta, em seu plano de hospedagem, se você não tiver uma equipe de profissionais em sua empresa que possam dar manutenção, prevenir ataques, corrigir problemas e efetuar upgrades. Caso contrário você gastará mais tempo resolvendo problemas técnicos do que pensando em seu negócio
  • Avalie o histórico da empresa a contratar, solicite cases e tempo de mercado. Semanalmente recebemos contato de lojistas que foram abandonados por profissionais ou empresas que por N motivos não conseguiram ou simplesmente não houve interesse em dar continuidade no serviço, deixando o lojista em situação complicada, com lojas fora do ar.
  • Ao contratar uma empresa verifique se a mesma possui suporte ilimitado, atualizações gratuitas e para sempre, prevenção contra ataques e se existe algum tipo de recurso LIMITADO que possa ser tarifado depois. Muitas empresas oferecem pacotes atrativos inicialmente mas com cláusulas que irão gerar custos adicionais quando sua loja começar a ter resultados.

Cadastrando os produtos na loja virtual – Passo 4

Agora que você já escolheu seu domínio, já definiu a plataforma, chegou a hora de lançar seus produtos ao ar. O processo de cadastro dos produtos deve ser impecável! Nada de texto copiado do fabricante ou duas linhas resumindo seu produto.  Quanto mais explicativo e mais detalhada for a sua descrição, maiores são as chances de você realizar uma venda. Uma boa descrição possui no mínimo umas 10 a 15 linhas de informação e pode levar mais de 1 hora para ser feito. Não tenha pressa, além do resultado nas vendas, produtos bem descritos possuem um potencial muito grande de ser bem indexado pelos buscadores, atraindo mais visitas ao seu site.

Configurando sua loja virtual – Passo 5

O processo de configuração envolve detalhes técnicos que só o suporte de sua plataforma poderá te orientar. Aqui caímos em situações como escolha de ferramenta de pagamento, frete, layout, configurações de e-mail, etc.. Se você optou por uma boa empresa de e-commerce, você terá todo suporte para realizar estes procedimentos

Divulgando sua loja virtual – Passo 6

Divulgação já é fundamental, mas no início do projeto, ela é muito mais !Hoje contamos com inúmeras formas de publicidade na internet, cada uma com suas vantagens mas todas exigem algum tipo de investimento, seja financeiro ou do seu tempo.

Cada sistema de publicidade possui um formato diferente de trabalho e produzem resultados diferentes. Google Adwords pode ser excelente para um negócio X, mas Facebook pode gerar o dobro de resultados para o negócio Y, Facebook pode ser excelente para Y mas e-mail marketing pode funcionar legal com menor custo para Z.  Existem duas formas de você descobrir isso.. investindo e testando ou solicitando auxílio de profissionais. Se você não tem tempo a perder recomendo que conheça este serviço de consultoria em e-commerce. O serviço de consultoria é extremamente prático e direto e pode ser contratado por hora. Você relata seu problema, e recebe orientação de profissionais com mais de 10 anos de experiência, em minutos. Um serviço que pode economizar meses e muito dinheiro para o seu negócio.

E então, já está preparado para comprar sua loja virtual e começar a vender pela internet ?
Se você ficou com qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar utilizando o campo de comentários abaixo.  Faremos o possível para ajudá-lo da melhor maneira !

Grande abraço e sucesso !

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