Comprar lista de e-mail gera resultados ? Descubra !

0
285
comprar lista de e-mail

Se você procurar no Google sobre “comprar lista de e-mail” com certeza irá cair em algum site que tentará te convencer utilizando a famosa fórmula de que você receberá 5.000.000 de contatos e se 1% abrir e do 1% que abrir, 1% comprar, você terá realizado 500 vendas do seu produto. Mas e aí, será que é verdade?

O PRIMEIRO PROBLEMA – ENVIAR 5.000.000 DE E-MAIL

Se você está pensando em criar uma conta do Gmail e sair disparando seus e-mails, pode esquecer.
Todos os e-mails conhecidos possuem uma limitação quanto ao número de envios por dia que normalmente variam de 500 a 1000 e-mails no máximo. Para quem quer enviar um volume tão grande terá que contratar serviços de SMTP pagos e aí a história muda totalmente por dois motivos:

1 – O valor para uma base de 5 milhões de contato sairá absurdamente caro
2 – Muito provavelmente sua conta será bloqueada em poucos minutos após o envio e você não terá direito a ressarcimento. Descubra abaixo o motivo:

O FAMOSO BOUNCE RATE

Qualquer pessoa que já lidou com campanhas de e-mail marketing já deve ter ouvido falar do bounce rate, ou em português, taxa de retorno. Este número indica quantos e-mails são enviados para sua lista e retornam por algum problema. Hoje em dia quase todas as empresas especializadas em e-mail marketing fazem análise de taxa de bounce rate para identificar listas compradas já que normalmente estas listas possuem muitos contatos inválidos.
Se você importar sua base de 5.000 milhões para uma empresa como Mailchimp, Getresponse, Mailerlite entre outras, precisará desembolsar uma boa quantidade de dinheiro, e se conseguir passar no processo de aprovação da lista, no primeiro envio receberá tanto retorno que eles cancelarão sua conta imediatamente, e todo seu investimento irá pelo ralo.

UTILIZANDO SERVIDORES DA CHINA

Uma estratégia que muitos utilizam é usar servidores hospedados na china e que não fazem validação de listas e tão pouco dão importância a denúncias feitas por usuários, mas mesmo assim você precisará pagar um valor mensal pelo serviço e possivelmente seu resultado será quase zero por dois motivos:

1 – Assim como no “mundo real”, na internet também temos hierarquias e um servidor mesmo que hospedado na china e onde o responsável libere seu uso de forma indevida, estará rodando sob o link de algum datacenter que receberá denúncias de spam e tomará as devidas medidas.
2 – Seus e-mails não chegarão na caixa de entrada : Se você utiliza uma estrutura que permite SPAM, com certeza toda a rede desta empresa já esteja denunciada e registrada nas famosas BLACKLIST o que significa que toda e qualquer mensagem que saia desta rede, independente do domínio que seja configurado, será pego como spam nos principais provedores e com isso sua mensagem não chegará ao usuário final.

SUA MARCA ESTÁ EM RISCO

Eu poderia te apresentar inúmeros argumentos do porquê uma campanha feita com lista comprada não terá o resultado esperado ou se tiver, talvez não seja suficiente para pagar o custo com a compra da lista, as horas perdidas com bloqueios, denúncias, suspensão de contas, contratação de servidores na china, etc., mas nada disso é tão importante quanto ao dano causado na sua marca.

Ao contrário do que alguns alegam, enviar e-mail para alguém que não solicitou essa mensagem é considerado SPAM.
Não importa se essa pessoa já visitou seu site, se você o conhece, se mantém contato com ele… se ele não pediu é SPAM. Enviar e-mail para pedir autorização? Também é SPAM. Colocar o link no rodapé para poder remover? Não, isso não transforma seu SPAM em um e-mail autorizado. Em resumo, tudo, exceto o envio para alguém quem através de algum formulário preencheu o seu e-mail e aceitou que receberia mensagens da sua empresa é SPAM!

Na prática várias empresas enviam comunicados e até algumas promoções para pessoas que não aceitaram explicitamente isso, mas pelo menos são pessoas que conhecem sua marca ou que já passaram pelo seu site, agora, acredite, enviar um e-mail com um produto em promoção para alguém que jamais ouviu falar da sua marca provavelmente irá lhe gerar problemas e hoje não são poucos os casos de pessoas que colocam a boca no mundo, deixando registrado o seu “SPAM” em inúmeros sites, que acabam deixando sua imagem suja frente a possíveis potenciais clientes.. Você não quer que ao procurar pela sua marca no Google, o seu cliente localize denúncias de spam, quer?

COMPRAR LISTA DE E-MAIL PRONTA? ESQUEÇA O VOLUME, FOQUE NA QUALIDADE

Você já observou que os e-mails que chegam do MercadoLivre, Submarino, Americanas, entre outros, normalmente possuem algo que lhe interessa? Isso ocorre porque essas empresas trabalham com campanhas segmentadas.
Mesmo possuindo autorização de todos os seus assinantes elas não disparam milhares de e-mails sobre qualquer coisa, mas sim, e-mails que sejam do interesse daquele cliente e cada cliente é diferente.
Se eu naveguei nos departamentos de eletrônicos, é provável que a oferta que eu receba seja relacionada a isso. Se você navegou na área de informática, o seu e-mail possivelmente será diferente e é aí que mora o segredo de uma campanha de e-mail marketing. Não importa o volume, importa a informação certa para a pessoa certa, na hora certa.

Se você tiver uma base de 100 visitantes e souber trabalhar corretamente com esses 100 visitantes você tem uma chance muito maior de gerar resultados para o seu e-commerce do que enviando e-mails sem qualquer segmentação, para pessoas desconhecidas e isso é um fato!

Assine nosso newsletter no canto superior direito do site para ser informado sobre nosso próximo post, quando iremos lhe ensinar como realizar o envio de campanhas segmentadas utilizando TAGS, melhorando a eficiência de suas campanhas!

Espero que depois de ler este post você tenha entendido as razões pela qual você NUNCA deve comprar lista de e-mail de terceiros..

Gostou deste post? Curta, compartilhe !
Ficou com alguma dúvida ? Deseja sugerir algum artigo ? Comente !

Um abraço e boas vendas !

Deixei um comentário

Favor digitar seu comentário
Por favor informe seu nome