Marketing Viral: 6 Dicas para seu Conteúdo Viralizar

Olá! Antes de mais nada você deve estar se perguntando, o que é Marketing Viral e por que é tão importante para meu negócio?

Então vamos lá! Primeiramente o conceito: Marketing Viral ou publicidade viral, são Técnicas de Marketing que tentam explorar redes sociais pré existentes para produzir maior divulgação da marca. São processos parecidos com o de uma epidemia ou doença.
Calma não tenha medo! Essa epidemia é totalmente nociva para todos, embora esse termo (vírus) cause um pouquinho de aflição em alguns, usa-se esse termo exatamente para explicar a capacidade e a força de uma peça em se multiplicar exponencialmente dentro de um ambiente, conquistando centenas, milhares, milhões de visualizações.
Com isso você já conseguiu entender um pouquinho do que é Marketing Viral e por que é tão importante para seu negócio não é mesmo? Imagine a sua propaganda sendo compartilhada por milhões de pessoas? imagine o resultado que isso dará para seus negócios.
Mas não é tão simples quanto parece, viralizar não é uma missão fácil, então preparamos para você alguns pontos que deverá trabalhar para alcançar o tão almejado conteúdo viral! Confira abaixo:

• VIRALIDADE NÃO NASCE DE BERÇO, ELA É CONSTRUÍDA.

O principal fator para tornar um conteúdo conhecido e compartilhado é com certeza o famoso BOCA – A – BOCA, ele é responsável por 20% à 50% de todas as decisões de compra.
¨O que está sempre na mente tem compartilhamento frequente!¨. Visão, olfato e audição podem ativar ideias e pensamentos relacionados, fazendo com que lembremos deles constantemente. Propagandas que utilizam esse gatilho têm cerca de 15% mais divulgação no boca – a – boca.

• NÃO SEJA NEUTRO.

Essa é uma estratégia que usa e abusa nas emoções, deixe de lado a neutralidade, traga a tona todos os tipos de sentimentos e sensações: Alegria, surpresa, admiração, ansiedade, medo, raiva, desejo entre outros… Esses sentimentos conectam os seres humanos, assim fica mais fácil que as pessoas se relacionem com sua mensagem e passem a transmiti-las ou compartilhar para centenas de outras pessoas.

• FAÇA O NOVO.

Se todo mundo já faz Zig então faça Zag, se você deseja ser percebido de uma forma diferente, é fundamental que você faça algo único. O ponto forte de uma ideia é ser diferenciada das demais.
Seja o “diferentão”, assim as pessoas vão querer compartilhar a sua ideia! Veja um case de sucesso com a marca Apple: Por que o Ipod da Apple foi lançado apenas na cor branca? Diferenciação dos seus concorrentes que eram todos pretos. Isso tornou o produtos deles facilmente identificável em público, fortalecendo as características da marca!

• FAÇA ALGO DE FÁCIL COMPREENSÃO.

Um material audiovisual tem muito mais chances de viralizar do que um ebook. As imagens também ajudam um conteúdo a trazer aproximadamente o dobro de compartilhamentos.

• NÃO PENSE SOMENTE EM VENDER.

Esqueça por um momento de ¨panfletar!¨ As pessoas já estão cheias de tanta propaganda de produtos ou serviço em sua porta.
Todos somos influenciados por uma boa história, e é através dela que formamos opiniões e fazemos conexões emocionais. Contar uma boa história é fundamental para as pessoas perceberem o quanto sua empresa é criativa.
Claro que sua marca deverá aparecer, mas de uma forma bem discreta, fechando todo aquele assunto e fazendo com que quem está visualizando já associe essa experiência positiva e inteligente á sua marca. Esse é o momento para agregar valor!

• AS PESSOAS ADORAM COMPARTILHAR

Isso é fato! Todos estão se ¨conçando¨ para compartilhar alguma coisa, estão só esperando que você forneça a elas um bom conteúdo.
Alguns motivos para que as pessoas compartilhem um conteúdo são: aquilo que é engraçado, que é útil, que é incrível, inacreditável, emocional, dramático, confuso, é bonito, divertido, provocativo, algo que nos faça sorrir etc…

Trabalhe todos esses pontos com sua equipe de marketing e com certeza você terá mais resultados, mas lembre-se! Essa viralização não irá acontecer do dia para noite, isso exigirá muito trabalho, estudos e coragem para testar, fuja da sua zona de conforto e com certeza você chegará ao topo dessa escalada!

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