Reclamações ! O pote de ouro escondido por trás das empresas

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Tudo o que envolve uma empresa pode ser melhorado, seja um produto, um serviço, uma ideia e claro, a própria empresa.

É muito comum de se ver dentro de empresas, pessoas reunidas em cima de uma ideia, em busca de melhorias, e isso as vezes envolve muitas pessoas, e geralmente até chegar ao consenso final se gasta muito tempo. Entretanto, esse tempo gasto, e o envolvimento de muitas pessoas voltadas para esta tarefa, não garante que irá surgir uma solução para o problema em questão, e também mesmo que esta solução apareça, não significa que ela agradará o alvo de todo o trabalho, que é o cliente e mesmo que essa melhoria agrade seu cliente, nem sempre é o que ele mais preza no serviço da sua empresa, ou seja você perdeu tempo e investimento.

Muitas empresas, em busca de garantir que todo esse esforço gasto com melhorias em seus produtos e serviços surtam resultados, investem em pesquisas de mercado, consultorias estratégicas e etc. Mas não param e refletem, que muitas das respostas que procuram para essas soluções, estão sendo jogadas diretamente pelos seus clientes no atendimento. Essas soluções são conhecidas como “Reclamações”.

Seu cliente lhe escolheu e confia em você, por isso ele está deixando o dinheiro dele em suas mãos, e ele não quer te ligar, nem mandar e-mail e nem conversar contigo pelo atendimento online no chat, ele quer aproveitar o tempo consumindo o produto ou serviço que lhe foi vendido. Então se seu cliente gastar tempo e, te ligar, enviar e-mail ou entrar no chat para reclamar, ele merece sua atenção. E se a reclamação for de algo que você faz, merece uma atenção muito mais especial, pois ele estará lhe entregando de bandeja uma melhoria que pode ser executada em sua empresa, e que possivelmente lhe trará um bom retorno.

É claro que você não pode sair executando toda e qualquer melhoria solicitada pelos seus clientes, mas as reclamações devem ser pensadas em volume, pensando em todos os clientes que estão reclamando e passando pela mesma situação, sendo catalogadas não como reclamações, mas como “Melhorias.

Deixar de ver as reclamações como um incômodo, e olhar para elas de uma forma mais estratégica, como se fossem ouro escondido, pode ser o diferencial que falta para sua empresa decolar. Pense nisso !

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