A partir do dia 10 de janeiro de 2017 o Google começou a punir os sites que dificultam a navegação em dispositivos mobile, exibindo “Pop-ups intrusivos”, aquelas famosas telinhas que aparecem durante a navegação, e que acabam atrapalhando o uso do site.
O Google considera que essas telas sejam um grande incomodo para os usuários, e convenhamos, sim, isso gera uma grande irritabilidade para quem está navegando por algum site que apresente isso.
Visualize abaixo alguns exemplos de Pop ups considerados inconvenientes pelo Google:
- Colocar um pop up que cobre o conteúdo principal logo após ao usuário acessar a página ou enquanto ele visualiza a página.
- Exibir um pop-up que o usuário precise recusar antes de acessar o conteúdo principal.
- Utilizar um layout onde a porção acima da dobra da página ( a parte visível do site sem que precise rolar a tela ) seja parecida com um pop-up, mas o conteúdo encontra-se online abaixo da dobra.
O Google informa ainda que alguns Pop ups não serão atingidos! Visualize abaixo alguns exemplos desse tipo de comunicação:
- Pop-up exibidos por questões legais, como solicitação de idade para sites adultos, aceitação dos termos de privacidade, etc..
- Caixas de diálogo em sites onde os conteúdos não são indexáveis, como páginas de checkout, leitores de email, etc.
- Propagandas que utilizam uma quantidade pequena de espaço da tela e são fáceis para serem recusadas.
Sites que utilizam este tipo de avisos serão punidos com a perda de ranking nos resultados, ou seja, se o seu site estava em 1º posição, ele poderá ser rebaixado e outros sites serem posicionados no seu lugar.
Se quiser saber mais sobre este assunto, consulte o blog Webmasters do Google.